quinta-feira, 4 de junho de 2009

DICA DA FERNANDA - Punta del Este



Nada mais gostoso do que lembrar dos lugares charmosos, rústicos, onde levava amigos queridos que iam nos visitar quando morei em Montevideo, com meu marido e filhos. Punta del Este era roteiro certo, com um visual bem bacaninha, comidas gostosas e um mix multiracial de dar água na boca para qualquer sul americano, principalmente nós brasileños. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe do nosso Brasil.

Tenho uma simpatia especial pelo Uruguai, acredito por me fazer recordar da simplicidade e rusticidade daquela época em que passei a minha infancia em Recife, cidade onde nasci....Bom, aí vão algumas dicas:

Hotéis

L’ Auberge (Praia Brava, parada 20 - 5 estrelas)

Muito aconchegante e charmoso. Vale a pena ficar no andar térreo com vista para o jardim. Se não se hospedar lá, pergunte o dia do waffle e vale a pena ir para um lanche.

Barradas (Praia Mansa, parada 9, Av. Rio Branco - 4 estrelas)

Não é um hotel muito grande, mas com todo o conforto, se não tiver quarto na ala nova, não vale a pena, este prédio é o que fica entre a rua e a piscina.

Restaurantes

É bom confirmar se estão todos abertos e fazer reserva, principalmente para o jantar, lá os restaurantes não ficam abertos até muito tarde na hora do almoço

El Palenque é um restaurante famoso de Montevidéo no Mercado del Puerto. A filial de Punta, mais indicado para almoço (carnes, parrilla) fica na Av. Roosevelt em frente ao Punta Shopping.

Bungalow Suizo é uma delícia para jantar, o lugar é agradável, (o serviço é todo feito por mulheres e as garçonetes vestem-se de roupas típicas) come-se fondue e as carnes também são ótimas, principalmente a costela de cordeiro (french rack), fica também na Av. Roosevelt.

Virazon, na península perto do porto. É muito gostoso o lugar, a vista é linda. A boa é sentar no calçadão onde as mesas ficam embaixo de ombrelones amarelos e pedir uma merluza negra. A comida é simples mas vale a pena!!

La Posta del Cangrejo, que fica no hotel de mesmo nome em La Barra, em estilo mediterrâneo. A comida é francesa e muito boa e quando estou em Punta sempre vou para almoçar.

La Huella, localizado na praia de José Ignácio, é rústico, o que mais freqüentamos, os donos são argentinos e os garçons são estudantes, muitos já moraram em Búzios ou Florianópolis, o clima é ótimo (peça para beliscar "rabas" e um “volcano de dulce de leche” de sobremesa). Vale uma caminhada até o farol depois do almoço.

Namm
é a filial do Café Mistério (melhor restaurante de Montevideo) em Punta. Só funciona a noite. Vale a pena conhecer, mais verifique se está aberto durante todo o ano.

Las Cumbres é um hotel que fica antes de chegar a Punta (sentido Montevideo-Punta) no alto de um morro com vista para uma lagoa, fazendas e Punta. Vale a pena ir tomar chá a tarde, o pôr do sol lá é lindo de se ver. Peçam para conhecer o hotel!!!

Lojas

As ruas de comércio são duas: A Gorlero (que atravessa a península até o farol) e a Remanso – calle 20, que volta paralela a Gorlero. A primeira é antiga e meia decadente, mas no final tem uma loja que se chama Club House que vende Ralph Lauren, Citizens of Humanity, 7 for all Mankind e Max Mara, vale a pena conferir.

Na Remanso e em algumas transversais na direção do porto, estão as melhores lojas (Fendi, Louis Vuitton, Tommy Hilfiger, Guido Mocasines, etc.). A loja do Valentino, na última quadra, tem muita cafonice mas vale a pena dar uma olhada nos sobretudos. No segundo andar da loja encontramos uns achados. Ao lado da Valentino, vale conferir a loja Duo, que vende jeans Diesel (italiano) com preços bons.

Passeios

Punta Ballena – onde está localizado o Hotel Casa Pueblo de Carlos Paez Villaró, tem a visita ao museu dele, que fica ao lado do hotel

Isla dos Lobos – nunca fui, mas imagino que deve ser legal, tem que contratar uma excursão que sai do porto, aliás no porto ficam vários lobos marinhos junto das barracas dos pescadores. Ideal para quem gosta de mergulho, e vida marinha em geral.

Mansões na Praia Brava – pela praia você já verá algumas, mas vale a pena circular pelas ruas ao redor do L’ Auberge também, não sei se vale a pena pegar um remise (táxi particular) para fazer este tour. Dizem que o Collor acabou de fazer uma “Casa da Dinda” em Punta, também tem a do Grendene. O bairro onde estão as mais bacanas é o Beverly Hills.

pelo Chuí

Entrando no Uruguai pelo Chuí, vale a pena passar nesses lugares:

Fortaleza de São Miguel (Chuy), Fortaleza de Santa Teresa (Punta del Diablo),
Aguas Dulces (Valizas), Cabo Polônio (Dunas), La Pedrera (balneário), Laguna Garzon, José Ignácio, La Barra de Maldonado.

É isso. Aproveitem!!

___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário