sexta-feira, 19 de junho de 2009

COBERTURA TABATINGUERA (projeto), Rio de Janeiro, 2009





RECURSOS DIGITAIS...

Os recursos gráficos digitais que os softwares nos proporcionam hoje são essenciais na fase de apresentação de um projeto, pois ajudam tanto o cliente quanto os arquitetos a sentirem-se dentro do ambiente que se está propondo. Mais que isso, da mesma maneira que se constrói uma obra, se pode também construir um modelo tridimensional, garantindo assim uma transição do projeto para a obra mais bem sucedida, com menos alterações e imprevistos.

Da mesma forma, essas ferramentas podem nos auxiliar também na fase de design dos ambientes. As cores, os tons, as texturas, os móveis, tudo pode ser visualizado antes de ser comprado ou confeccionado.




...E RECURSOS NATURAIS

No caso deste projeto, o próprio cliente é fornecedor de madeira de demolição, tijolos maciços e ladrilhos hidráulicos - provenientes de sobras da construção de uma casa de praia - e com isso a escolha dos acabamentos priorizou utilizar os materiais que ele já possuia, assim como muitos dos móveis serão feitos com a madeira fornecida pelo cliente. A economia de recursos naturais não está somente aí. Todas as válvulas de descarga terão duplo acionamento e a laje da cobertura possuirá células de captação de energia solar, que poderão aquecer toda a água da casa assim como prover energia elétrica para o uso dos eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos.

Um grande plano será revestido com os tijolos maciços, e os ladrilhos hidráulicos serão distrubuídos "aleatoriamente" no piso da varanda. A rusticidade do espaço, que compõe a personalidade do cliente, não restringe o uso de móveis e objetos contemporâneos, como uma poltrona de leitura Charles Eames e cadeira Aeron, no escritório, e eletrodomésticos de última geração na cozinha gourmet e no home theater. Proporcionar conforto e qualidade de vida, mas claro, sempre com o uso consciente dos recursos deve ser o lema dos arquitetos e designers daqui para frente.
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário